top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Alenquer: Formada equipa especial para socorro a pessoas e bens


Composta por cinco bombeiros – chefe, motorista e três assistentes gerais (dois dos quais podem dobrar funções como condutores) –, esta equipa garante, durante a semana, o socorro a pessoas e bens. A ideia saiu do Serviço Municipal de Proteção Civil de Alenquer (SMPCA) e este Núcleo de Primeira Intervenção e Socorro (NPIS) é inteiramente subsidiado pela câmara municipal.

Com formação específica em combate de incêndios urbanos, industriais e florestais, desencarceramento, manuseamento de matérias perigosas, socorro a náufragos, condução defensiva e fora da estrada, emergência pré-hospitalar, desfibrilhação automática externa e relações interpessoais e gestão de conflitos, os elementos que compõem o NPIS estão preparados para intervir num vasto número de ocorrências.

Para além do combate a fogos, desencarceramento, socorro em inundações, desabamentos, abalroamentos, acidentes ou emergências hospitalares, a equipa colabora em atividades do SMPCA, participa em simulacros e acções de formação e faz o levantamento de locais de risco. A limpeza e manutenção de equipamentos, veículos e instalações operacionais também está a seu cargo.

A área de intervenção imediata do NPIS abrange as freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, Alenquer, Carnota, Carregado e Cafadais, Meca, Olhalvo e Ota. As restantes freguesias do concelho contam também com a prestação do grupo por solicitação da sua intervenção aos Bombeiros Voluntários de Alenquer ou ao SMPCA – com quem o contacto via telefone e rádio é permanente.

Fonte: Município de Alenquer

Siga-nos em :
bottom of page