top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Mulheres Já Podem Ser Bombeiras em Esmoriz


Requalificação do quartel vai permitir receber mais de 20 bombeiras, pela primeira vez na história da corporação.

O quartel dos Voluntários de Esmoriz terá capacidade para acolher mais de 20 bombeiras, depois de 86 anos de existência sem mulheres no seu ativo.

A obra deverá ser iniciada este verão e a corporação tem já em formação cinco elementos femininos. Artur Ferreira, comandante da corporação, admitiu que já foram acusados de ser machistas. "Chegámos a ter muitos problemas. Acusavam-nos de muitas coisas, até de discriminação. Mas a verdade é que nunca tivemos condições para acolher mulheres em camaratas e balneários separados dos masculinos", refere.

A obra para a requalificação estava em projeto há vários anos, mas foi inicialmente rejeitada nas candidaturas a financiamento comunitário, o que só ficou resolvido à segunda tentativa, quando o programa Portugal 2020 lhe atribuiu uma comparticipação de 85%. No concurso público já a decorrer para a adjudicação da empreitada, o custo de 242 mil euros da ampliação está estipulado como limite máximo. "Soubemos em dezembro do ano passado que, finalmente, a obra vai avançar.

Foi uma prenda de Natal muito especial", contou Artur Ferreira, acrescentando que os restantes 15% da comparticipação serão assegurados pela autarquia de Ovar. Quanto às mudanças no edifício, vai ser retirado o telhado que está por cima da parte administrativa e construído um segundo andar. O primeiro piso será dedicado a camaratas femininas e masculinas.

A inauguração estava prevista para o 87º aniversário da corporação (fundada no dia 26 de abril de 1931), mas ainda há duvidas quanto à data.

Fonte: Correio da Manhã

Siga-nos em :
bottom of page