top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Esposende aprovou Plano Operacional Municipal para 2016

Este plano é uma ferramenta estratégica para a defesa da Floresta contra incêndios, articulando os meios, recursos, áreas de atuação e responsabilidades de diversas entidades.

No POM estão definidas as ações de vigilância, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio a desenvolver pelos vários intervenientes, nomeadamente a Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Esposende, os Bombeiros Voluntários de Fão, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, a Guarda Nacional Republicana e a Associação Florestal do Cávado.

Ter todos os meios e recursos inventariados e operacionais antes do início do período crítico de incêndios é determinante para uma preparação prévia, pelo que foi feito o levantamento da rede viária florestal e da rede de pontos de água operacionais, estando também identificadas as zonas de oportunidade ao combate, assim como outros meios complementares ao combate.

Durante todo o ano, a Câmara Municipal promove a beneficiação de caminhos florestais e a limpeza de faixas de gestão de combustíveis na floresta, através da atividade da equipa de sapadores florestais. Sempre que surjam dúvidas acerca de limpezas de terrenos, realização de queimas e queimadas, ou lançamento de fogo-de-artifício estas poderão ser esclarecidas junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Fonte: Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Siga-nos em :
bottom of page