top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Caldas da Rainha: Mais Quatro Ambulâncias e Cinco Novos Bombeiros na Corporação.

Quatro novas ambulâncias foram benzidas e entraram ao ativo, cinco bombeiros juraram bandeira e passaram a integrar a corporação e pela primeira vez há uma mulher graduada (bombeira de 1ª classe) nas Caldas da Rainha.

A cerimónia no quartel dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha na tarde do passado sábado, no âmbito das festas da cidade, foi cheia de emoções. Depois de nos últimos meses se ter chorado o desaparecimento de figuras ligadas à corporação, desta vez o momento foi festivo. E não podia começar da melhor maneira: Quatro ambulâncias foram benzidas e entraram ao serviço. Custaram cerca de 180 mil euros, tendo o município comparticipado com 45 mil euros.

Seguiu-se o momento solene no salão Henrique Sales, com a presença de representantes de várias entidades e população, para além dos bombeiros do quadro de honra, do quadro ativo, do quadro de reserva, da fanfarra 79, das escolas de infantes, cadetes e estagiários.

“Felizes as associações que têm uma Câmara como esta”, referiu o presidente da direção da associação humanitária, Abílio Camacho, agradecendo o apoio da autarquia.

Nelson Cruz, comandante da corporação, estava orgulhoso, mas lembrou que “equipar as mais de cem pessoas que este corpo de bombeiros tem nos seus quadros, adquirir e manter uma frota de 35 veículos, não é fácil”.

Destacou, por isso, “o forte investimento” que a direção está a fazer na renovação do parque automóvel, agradecendo a comparticipação da Câmara Municipal na compra das novas ambulâncias, que tem como patronos a firma Auto Diesel Crochense, o restaurante Paraíso, a Associação Regional Caldense e a Câmara, como “reconhecimento da colaboração com os bombeiros ao longo de muitos anos”.

Confessou que a maior dificuldade de uma direção e de um comando ao gerir tantas necessidades ao longo do ano é “definir prioridades com poucos recursos”, garantindo que essa gestão está a ser cuidadosa.

“Algumas destas necessidades foram supridas com o apoio dos nossos bombeiros, que com os seus conhecimentos em diversas áreas tornaram possível a melhoria de alguns espaços comuns, como camaratas, secção de fardamento, sala do bombeiro, a construção da casa do forno, o futuro departamento de formação, o veículo de comando tático e o veículo de comando e comunicações”, indicou Nelson Cruz.

Aos cinco novos bombeiros que juraram bandeira, o comandante deu os parabéns, reforçando a necessidade de “trabalho em equipa”, onde “camaradagem e solidariedade” são valores essenciais.

Realçou ainda a primeira escola de estagiários conjunta com as corporações de Óbidos, Bombarral, Peniche e Cadaval, e fez questão de sublinhar que pela primeira vez na história da associação humanitária caldense “vamos ter uma bombeira com funções de graduada” (Bruna Simões, bombeira de 1ª classe), esperando que seja “um incentivo e exemplo para todas bombeiras das Caldas da Rainha”.

O comandante concluiu assegurando que os bombeiros estão prontos para mais uma época de incêndios florestais, agradecendo às famílias dos soldados da paz pela “compreensão” pelas noites, dias e fins-de-semana de ausência em casa para cumprir as funções de ajuda à população.

O presidente da assembleia geral da associação humanitária, Carlos Figueiredo, lembrou que “após momentos de grande angústia, dor e sofrimento por que passámos recentemente, hoje é um dia de satisfação para a nossa corporação, por constatarmos que os nossos homens, além de melhor apetrechados, estão mais aptos para a defesa das pessoas e seus pertences”, agradecendo o esforço desenvolvido pela direção e comando.

O representante do conselho executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Mário Cerol, felicitou os novos soldados da paz, considerando que estão “num excelente corpo de bombeiros” e aos bombeiros promovidos disse-lhes que “a vossa responsabilidade aumentou”, divulgando o reconhecimento da Liga pela instituição caldense.

O comandante operacional distrital, Sérgio Gomes, dirigiu-se aos novos bombeiros, chamando a atenção de que “irão viver bons e maus momentos” e aos bombeiros promovidos sublinhou também que os espera “maiores responsabilidades”. Transmitiu a esperança de que a época de fogos florestais decorra sem colocar em causa a segurança dos bombeiros.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, recordou que este último ano foi difícil devido à morte de grandes nomes da corporação, mas “os bombeiros não se deixaram abater”.

O edil indicou que a cerimónia serviu para reconhecer o trabalho dos bombeiros e fez notar que todos os apoios dados pela autarquia, seja para a compra das viaturas, seja para motosserras, para a equipa permanente ou através do cortejo de oferendas, que rondam os 130 mil euros, têm sido aprovados por unanimidade.

Novos bombeiros e promoções

Depois de terem cumprido um ano de aprendizagem, prestaram juramento os estagiários Hugo Faustino, André Jacinto, Cátia Santos, Rui Alves e Marcelo Santos, que passaram a integrar o corpo combatente.

A média final de aproveitamento foi de 16,41 valores (em 20), tendo sido feito um agradecimento público do comando aos instrutores e tutores da escola de estagiários: chefe Rui Faria, sub-chefes Paulo Ferreira, Luís Ventura e João Paulo, bombeiro de 1ª Vasco Manuel, e bombeiros de 2ª Marco Domingos e Bruna Simões.

Foram promovidos à categoria de bombeiro de 1ª Pedro Oliveira, Bruna Simões, Marco Domingos, Telmo Pacheco, Nuno Maria e Emanuel Simões.

Fonte: http://jornaldascaldas.com/

Siga-nos em :
bottom of page