top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Portugal está preparado para todas as situações de Proteção Civil

O secretário de Estado da Administração Interna disse hoje que Portugal está preparado para responder a todas as situações de Proteção Civil, destacando o exemplo do dispositivo operacional instalado hoje e sexta-feira, em Fátima.

"Portugal está preparado para dar resposta em todas as situações na área da Proteção Civil. A Proteção Civil está bem montada e consolidada e esta operação em Fátima é algo de excecional, pela positiva, é uma grande infraestrutura de apoio aos cidadãos", disse o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, à agência Lusa, à margem de uma visita ao Centro Tático de Comando (CETAC) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O secretário de Estado alertou os peregrinos, que por estes dias se deslocam ao santuário de Fátima, especialmente os que se caminham a pé, para o fazerem "com todos os cuidados".

"Mas é fundamental que saibam que, na eventualidade de ocorrer qualquer situação de socorro e emergência, qualquer situação que não é desejável, na retaguarda há uma estrutura disponível para dar resposta", frisou.

Além da visita ao CETAC, responsável pela coordenação dos cerca de 500 operacionais de vários organismos que estão no terreno no âmbito da operação Fátima 2016, Jorge Gomes visitou o hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), instalado a cerca de três quilómetros do centro da cidade, junto à autoestrada do Norte (A1), e que dispõem de assistência diferenciada em ambiente pré-hospitalar, incluindo valências como cuidados intensivos ou permitindo a realização de cirurgias, caso necessário.

"Mete inveja a muito bom hospital deste país", observou o governante.

O comandante operacional nacional da ANPC, José Manuel Moura, frisou que o dispositivo no terreno "tem, sobretudo, muito planeamento" e que esse planeamento foi orientado já a pensar em 2017, numa possível visita do Papa a Fátima.

"Razão pela qual este ano os meios não são só do distrito de Santarém, como é tradicional, envolvemos também o distrito de Leiria. Este plano operacional é supra distrital", disse.

Siga-nos em :
bottom of page