top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Póvoa de Santa Iria: “Acidente Ferroviário 1986 – O Socorro ontem e hoje”

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria realizou hoje, dia 7 de Maio de 2016, um seminário intitulado de “Acidente Ferroviário 1986 – O Socorro ontem e hoje” no auditório da Escola D. Martinho Vaz de Castelo Branco.

Durante o seminário foram relatados os acontecimentos, os meios e técnicas de socorro utilizadas e muitas outras lembranças dos operacionais que intervirão neste acidente ferroviário, foram seguidas de intervenções de oradores que demonstraram a importância das novas tecnologias e capacidade de intervenção das equipas de socorro nos dias de hoje face a este tipo de sinistros.

Entre os convidados estiveram Dr. Paulo Gil Martins, Dr. Duarte Caldeira e o CADIS Elísio Oliveira entre muitos outros.

Foi no dia 5 de maio 1986 pelas 12h07min na Estação Ferroviária da Póvoa de Santa Iria que se deu a colisão de dois comboios (um regional vindo da Covilhã e outro suburbano proveniente da Azambuja, ambos com destino a Santa Apolónia), do qual resultaram 24 mortos e mais 80 feridos, ficando como um dos acidentes mais graves da história de Portugal, apenas superado pelo acidente de Alcafache, 8 meses antes.

O Seminário foi um tributo aos Bombeiros de há 30 anos que mesmo sem o equipamento adequado (escasso à época), e com grande espírito de missão de cada um, superou todas as adversidades, mas foi também uma oportunidade para discutir o presente e o futuro.

Foto: Federação Bombeiros Distrito Lisboa

Siga-nos em :
bottom of page