top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Câmara de Viana do Castelo Continua a Investir nos Bombeiros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai continuar a investir na formação dos bombeiros. A promessa foi deixada ontem pelo autarca de Viana do Castelo, nas comemorações dos 236 anos dos Bombeiros Municipais vianenses.

José Maria Costa lembrou que os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo são a terceira corporação mais antiga do país (a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto) e garantiu que “o executivo municipal continuará a apostar e a investir na formação e na actualização dos bombeiros Municipais, pois entendemos que este pilar da Protecção Civil é essencial naquilo que é hoje a governação moderna que os autarcas têm”.

O momento alto das comemorações foi a entrega do crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses ao antigo comandante da corporação, Martinho Gomes de Campos. “Este crachá de ouro tem por finalidade galardoar a prática de actos ou serviços de inquestionável contribuição para a dignificação da causa dos bombeiros. Este homem é merecedor desta distinção”, disse o autarca vianense.

O homenageado mostrou-se emocionado com a distinção, e acrescentou que “foi um trabalho que gostei de fazer, com todo o meu empenho, e custou-me realmente abandonar as funções, mas é a vida. Levo muito boas recordações”, frisou Martinho de Campos, que ingressou nos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo em 1974, dos quais foi comandante entre 1999 e Junho de 2015.

O representante da Liga de Bombeiros Portugueses, Luciano Moure, destacou que a homenagem a Martinho de Campos “é mais do que justificada” pela dedicação que teve corporação ao longo de 31 anos.

Uma opinião partilhada pelo presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo. “É uma justa homenagem e o momento de reconhecer o

trabalho dos bombeiros”, considerou Luís Coelho. Houve ainda tempo para o autarca vianense mostrar solidariedade para com o povo belga que ontem sofreu ataques terroristas.

Obras de remodelação do quartel é o investimento prioritário

A remodelação do quartel é a principal necessidade dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo, que ontem assinalaram 236 anos de vida.

Em declarações ao Correio do Minho, o comandante da corporação, António Cruz, revelou que os dinheiros comunitários já foram garantidos e “logicamente nós vamos poder quer intervencionar o quartel, que neste momento tem 16 anos e precisa de obras de remodelação, e a entrada de gente nova, porque nos próximos dois anos há muita gente a sair”, disse António Cruz.

As comemorações encerraram com a entrega de diplomas a 20 jovens do Curso Profissional - 12º Ano de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Monserrate, que participaram em acções de formação.

Uma acção de sensibilização considerada extremanente importante por Vítor Lemos, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

“Uma falha que genericamente temos é a de saber como agir numa situação de emergência e estas formações são importantes. Este grupo de 20 alunos é mais um grupo que está credenciado para depois, na sua actividade profissional poder pelo menos ter a capacidade de tomar as melhores decisões”, disse Vítor Lemos.

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo foram formados em 1780. O quadro de pessoal é composto por 83 lugares, sendo que 57 são de carreira de bombeiro e sete de operador de telecomunicações.

A corporação conta ainda com 19 viaturas entre veículos de combate a incêndios (urbanos e florestais), ambulâncias e de apoio.

Fonte: Correio do Minho

Siga-nos em :
bottom of page